Cardápio da dieta Diário da dieta

RECEITAS: NHOQUE DE ABÓBORA E ALMÔNDEGAS FAKES

14:46:00Maria Fernanda Ojea



Eu simplesmente amo essas 2 receitinhas... e juntas combinam super bem. E o bom é que são de baixa caloria... ótima opção para matar a vontade de comer um nhoque com bastante molho e almôndegas que não levam carne (boa pedida para os vegetarianos). Anotem aí:

Nhoque de abóbora (ingredientes):
- 1kg de abóbora (a que desejar) cortada aos pedaços e sem casca;
- Farinha de trigo para dar o ponto (mais ou menos 2 xícaras de chá);
- 1 ovo inteiro;
- Sal e temperos à gosto;

Modo de preparo:
Cozinhe os pedaços de abóbora (coloque água até cobrí-las), escoe a água e amasse bem. É muito importante retirar nesse processo toda a água que puder do cozimento... pois a abóbora absorve muita água e se ficar muito aguada... levará mais farinha para dar o ponto depois. Se for o caso... leve ao fogo (em uma panela) a abóbora amassada para dar uma secada na água. Depois de amassada e retirado todo o excesso de água... leve a abóbora amassada para a geladeira por 40 minutos.
Após isso... em uma tigela... misture a abóbora amassada com 1 xícara de farinha de trigo e o ovo inteiro (nesse momento você pode temperar... eu coloco noz moscada e pimenta síria). Misture bem e vá acrescentando mais farinha de trigo até dar liga (não pode ficar grudento e nem puxando). Acerte o sal.
Polvilhe a bancada ou a pia com um pouco de farinha de trigo... pegue um pouco da massa e faça rolinhos com ela... e em seguida corte com uma faca em pedaços de 2 cm. Vá colocando os nhoques em uma assadeira untada com um fio de azeite (para não grudar). Depois de fazer isso com a massa toda... ferva água em uma panela grande... e quando estiver borbulhando... acrescente os nhoques. Quando eles estiverem cozidos... irão subir... aí é só retirá-los com uma peneira ou escumadeira... e colocá-los em uma assadeira (a que irá para o forno depois).



Almôndegas fakes (ingredientes):
- 1/2 pacote de trigo para quibe hidratado (para hidratar é só seguir as instruções do fabricante);
- 2 batatas grandes cozidas;
- 1 cebola média picadinha (opcional);
- Farinha de trigo para dar liga;
- Sal e temperos à gosto;

Modo de preparo:
Pegue as batatas cozidas e amasse bem. Misture com o trigo para quibe já hidratado. Tempere ao seu gosto (eu coloco noz moscada, pimenta síria, páprica doce, coentro moído, cebola picadinha, cebolinha verde, salsinha e alho poró). Vá acrescentando farinha de trigo para dar liga e vá misturando com as mãos. Quando estiver no ponto (não pode ficar grudento e nem puxando)... acerte o sal. Faça bolinhas com a mistura e coloque em uma assadeira (se for assar... eu prefiro assim é mais saudável) ou vá fritando em óleo quente. Se for assar... demora um pouquinho mais... e eu gosto de deixar bastante tempo para as almôndegas ficarem bem moreninhas e crocantes. Se a sua assadeira não for anti-aderente... é bom dar uma untada com um pouco de margarina e farinha de trigo para não grudar... ou usar aqueles tapetinhos de silicone (eu sempre uso... nunca gruda).


O molho eu gosto de fazer com aqueles tomates pelados de latinha... coloco em uma panela e tempero (gosto de cebolinha verde picada, alho poró e salsinha... só não coloco cebola picada porque costuma aguar um pouco o molho). Deixo dar uma leve fervida e prontinho. Aí é só misturar com as almôndegas e colocar sobre o nhoque. Se preferir coloque por cima um pouco de queijo ralado. Não é muito light... mas eu compro um pedacinho de queijo parmesão e ralo na hora... fica tri bom! Depois é só levar tudo ao forno... até que o queijo derreta... e sirva em seguida.

O rendimento... é ótimo! O nhoque serve generosamente de 2 à 3 pessoas... e as almôndegas rendem mais (nem vai tudo no molho). As que sobrarem (sem assar e sem fritar) você pode congelar. Coloque em uma assadeira pequena as almôndegas (uma ao lado da outra... como se fosse assar) e leve ao congelador até que estejam totalmente congeladas. Aí é só retirar da assadeira e armazená-las no congelador dentro de saquinhos plásticos próprios para congelamento. Para fritar ou assar depois... não precisa descongelar. O vencimento... é de 3 meses no congelador (por causa da batata... se não colocar a batata cozida na receita... que também fica bom... dura por até 6 meses).



Essa mistura da almôndega também serve para fazer quibes e hambúrgueres... a única coisa que vai mudar é o formato... porque a receita e o procedimento são os mesmos.


You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato