Receitas

RECEITA: CUPCAKE LIGHT DE LIMÃO

14:37:00Maria Fernanda Ojea


Um tempinho atrás eu fiz essa mesma receita mas em forma com furo e ficou ótima também. Então pode ser usada tanto para forma comum ou para cupcake.

Receitinha fácil de fazer e de baixa caloria.


Massa (Ingredientes):
- 4 ovos inteiros;
- 3 colheres de sopa (não muito cheias) de margarina de baixa caloria;
- 2 xícaras de chá de açúcar mascavo ou comum (se preferir pode usar adoçante para forno e fogão);
- 1 xícara de chá (não muito cheia) de leite desnatado ou comum;
- 1 caixa de gelatina de limão (diet ou light);
- 2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó;
- corante comestível em gel na cor verde (opcional);

Cobertura (Ingredientes):
- 1 caixa de pudim light ou diet de baunilha;
- 350 ml de leite desnatado;
- açúcar ou adoçante à gosto;
- sumo de 1 limão;


Massa (modo de preparo):
Em uma batedeira bata os ovos com a margarina. Depois acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Na sequência acrescente a gelatina em pó e bata até a mistura ficar bem homogênea (se optar também pelo corante... pode acrescentar nesse momento). Finalize acrescentando o leite e a farinha de trigo e continue batendo até dar liga. Acrescente o fermento por último e bata até misturar bem.
Coloque a massa em forminhas para cupcakes deixando mais ou menos 1 dedo sem massa (se colocar mais do que isso... quando a massa crescer vai transbordar). Leve ao forno médio pré-aquecido até assar (no meu forno leva mais ou menos uns 20 minutos).


Cobertura (modo de preparo):
Em uma panela dissolva todo o conteúdo do pudim em 350 ml de leite. Leve ao fogo médio e fique mexendo sem parar até levantar fervura. Após isso continue mexendo por mais uns 2 minutinhos e desligue o fogo. Acrescente o sumo de limão e mexa bem (com o fogo desligado) até a mistura ficar homogênea. Se sentir necessidade... acrescente um pouco de açúcar ou adoçante e mexa bem.


Montagem:
Com os cupcakes assados e frios... acrescente a cobertura (morna) como desejar e confeite ao seu gosto. Se preferir pode usar raspas de casca de limão.


Rendimento: 20 cupcakes (tamanho comum);


Como vocês puderam notar... o diferencial dessa receita é a cobertura. A comum é feita com a mistura de leite condensado e sumo de limão... é bem gostoso mas também muito calórica para quem está de regime ou fazendo RA. Já essa opção com o pudim é bem menos calórica e o sabor fica bem próximo.

Sobre a massa... não sei se pode ser usada farinha integral... acredito que nesse caso deixaria a massa um pouco seca... mas quem preferir pode testar e deixar um comentário dizendo se aprova. Falei que o corante é opcional... pois como no caso eu usei açúcar mascavo... a massa acabou dando uma escurecida e a cor da gelatina mal podia ser vista... então coloquei um pouquinho de corante para realçar a cor. Mas se você não faz questão que a massa fique hiper verde ou use açúcar refinado/adoçante... não precisa do corante.

Dica: Se puder faça a cobertura o mais próximo da hora de servir e não coloque os cupcakes na geladeira, pois como a cobertura é feita de pudim... depois de algumas horas ou após ir para a geladeira... acaba dando uma endurecida (fica tipo uma gelatina mais molinha).

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato