Cardápio da dieta Diário da dieta

RECEITA: EMPADINHA INTEGRAL

12:52:00Maria Fernanda Ojea



Quem faz dieta rigorosa ou RA... de vez em quando sente aquela vontade de comer um salgadinho... mas logo a gente pensa nas calorias e acabamos desistindo. Mas podemos sim comer sem culpa um salgadinho bem gostoso e matar a vontade... quando adaptamos alguns ingredientes das receitas para que fique mais light. Foi assim que eu fiz com uma receita de empadinha de frango... troquei alguns ingredientes (outros eliminei) e no final acabou se transformando em uma empadinha integral bem saborosa. Claro que o sabor não é o mesmo da empadinha convencional (que é cheia de gordura), mas para quem está desesperado por um salgadinho com baixa caloria... essa empadinha integral representa bem... principalmente se for acompanhada de uma saladinha de folhas ou molhinhos.


Massa (ingredientes):
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
- 1 xícara de chá de aveia em flocos (pode usar também a aveia em flocos finos);
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1 e 1/2 xícara de chá de água;
- 1 colher de chá de sal marinho (ou comum);
- 100g de manteiga light;
- 1 ovo inteiro para pincelar (opcional);

Recheio (ingredientes):
- Peito de frango cozido e desfiado;
- Milho verde;
- Catchup (ou molho de tomate);
- Cebolinha verde picada;
- Sal;
- 1 fio de azeite extra virgem;
- Temperos à gosto;
- Requeijão light (também pode usar creme de ricota light, queijo cottage etc);


Modo de preparo (Massa):
Dê uma leve derretida (no microondas ou em banho maria) na manteiga e em uma tigela grande misture todos os ingredientes com as mãos até que a massa ganhe textura e liga. Faça uma bola, cubra a tigela com filme plástico e leve a massa para a geladeira por 1 hora.

Modo de preparo (Recheio):
Cozinhe e desfie o peito de frango... coloque em uma panela com 1 fio de azeite, milho verde (eu uso aqueles congelados de pacote) e a cebolinha verde picada. Dê uma leve refogada e acrescente um pouco de catchup (ou molho de tomate). Tempere ao seu gosto (eu coloco noz moscada, pimenta síria, coentro desidratado moído, salsa desidratada e páprica doce) e acerte o sal. Misture bem e acrescente o requeijão light. Misture mais um pouquinho, desligue o fogo e reserve. O recheio para ser usado na empadinha não pode estar muito quente.


Finalizando:
Pegue um pouco da massa e espalhe pelo fundo e laterais da forminha (eu uso as de silicone para cupcakes... porque assim não preciso untar). Coloque o recheio e feche a empadinha fazendo uma tampinha de massa e grudando com a massa das laterais. Para finalizar... pincele sobre elas um ovo inteiro batido. Leve ao forno médio pré-aquecido até que a massa fique bem assada e um pouco douradinha por cima.


Rendimento: 12 forminhas para cupcake





Quem preferir pode usar outros recheios... tipo tomate seco com cottage, palmito, espinafre etc. Também pode usar essa massa para fazer tortas (tipo massa podre).

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato