Receitas

♥ Receita: Medalhões de filé mignon ao molho de vinho tinto

13:57:00Maria Fernanda Ojea




Em um domingo desses... eu estava com vontade de comer algo diferente mas não muito gorduroso (oi RA) e resolvi fazer esses medalhões de filé mignon (sem bacon... claro rs). A receita não é muito complicada (só a parte de flambar os filés que é chata) mas eu não lembro a quantidade dos ingredientes de cabeça (fiz tudo a olho... via os ingredientes e ia jogando rs), por isso vou deixar apenas os ingredientes e vocês colocam o que achar necessário, ok?

Ingredientes:
- Medalhões de filé mignon de 3cm de altura (sem bacon e sem gordura... quer dizer, isso porque eu faço RA... mas se você quiser é só enrolar em volta fatia de bacon e prender com um palito de dente);
- Manteiga light;
- Vinho tinto seco;
- Champinhons; 
- Molho inglês;
- Açúcar mascavo;
- Conhaque (para flambar os filés);
- Cebolinha verde picada (ou salsinha);
- Temperos à gosto (coloco pimenta, sal, noz moscada, páprica doce etc);


Modo de preparo:
Em uma frigideira (de preferência anti-aderente) derreta a manteiga (só um pouquinho para os medalhões não grudarem) e os sele, fritando cada lado por 3 minutos. Após isso... flambe os medalhões com 1/4 de xícara de chá de conhaque (já falei como flambar nessa receita aqui) até o fogo desaparecer por completo. Depois retire os medalhões da frigideira e reserve. Na mesma frigideira que você flambou os medalhões (sem lavar... sem nada) coloque o vinho tinto (o suficiente para fazer um molho para eles), um pouquinho de açúcar mascavo (1 colher de sopa para cada medalhão), champinhons, molho inglês e temperos ao seu gosto. Fique mexendo a mistura em fogo médio até o molho dar uma engrossada. Sirva esse molho sobre os medalhões e finalize com a cebolinha.

Obs.: Costumo temperar os medalhões também... mas só depois de prontos. Coloco um pouco de sal e pimenta do reino. Para acompanhar eu gosto de purê de mandioquinha (ao invés de leite e manteiga eu coloco requeijão light... fica mais saboroso e saudável).

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato