Cardápio da dieta Diário da dieta

♥ Receita: Penne integral ao molho bechamel light com atum flambado

14:24:00Maria Fernanda Ojea


Essa receita é maravilhosa... é light e o prato pronto fica bem chique. E o melhor de tudo é que é rápido de fazer. Anotem aí.

Ingredientes - Molho bechamel light
- 2 xícaras de chá de leite desnatado;
- 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho;
- 2 colheres de sopa de cream cheese light (mas pode usar também requeijão light ou creme de ricota light);
- Tempero à gosto (eu coloco uma pitada de sal, noz moscada e pimenta do reino).

Modo de preparo:
Em uma panela (com o fogo desligado) dissolva o amido de milho no leite desnatado e misture bem. Aproveite e já tempere ao seu gosto. Ligue o fogo (médio) e fique mexendo até a mistura virar um mingau. Desligue o fogo e com a mistura ainda quente, adicione o creem cheese light e mexa bem até a mistura ficar homogênea. Reserve.


Ingredientes - Atum flambado
- 250g de filé de atum (fresco) sem pele e sem espinhas. Se preferir... pode fazer com salmão.
- 1/4 de xícara de chá de conhaque (cachaça ou licor de sua preferência); 
- 4 colheres de sopa de molho de soja (shoyu);
- 1 colher de sopa de manteiga light;

Modo de preparo:
Antes de fazer o molho bechamel e o atum, deixe cozinhando o macarrão integral, assim tudo ficará pronto quase ao mesmo tempo.
Corte o filé de atum em 4 partes generosas (pode fazer cortes chanfrados), coloque em um pote e jogue o molho de soja por cima (para marinar). Leve a geladeira por 10 minutos, virando de vez em quando para que todos os lados dos pedaços fiquem em contato com o molho de soja (o atum ficará levemente escurecido). Em uma frigideira anti-aderente, derreta a manteiga e em seguida acrescente os pedaços de atum já marinados. Sele cada lado dos pedaços por 40 segundos. Após isso flambe os pedaços com o conhaque (explicarei como flambar no final da receita). Deixe flambar até o fogo desaparecer completamente da frigideira. Desligue o fogo.


Para montar o prato... coloque o macarrão (já cozido e escorrido), por cima o molho bechamel (para dar uma cor... coloquei também salsinha fresca picada) e por último os pedaços de atum. Para finalizar, acrescentei um pouquinho de molho tarê (já passei a receita dele aqui) no atum.


Rendimento: para 2 pessoas.


Sem sombra de dúvidas a parte mais complicada e perigosa dessa receita é a hora de flambar o atum. Se você não tiver cuidado... pode se queimar ou até botar fogo na cozinha. Por isso todo cuidado é pouco. Para quem preferir pode fazer sem flambar, nesse caso coloque menos conhaque e deixe ele dar uma leve fervida só para agregar sabor ao atum. Ou se você for corajosa rs... para flambar é só seguir as dicas desse vídeo aqui.

- Lembre-se de tirar a frigideira do fogo quando acrescentar o conhaque... é mais seguro!

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato