Guia de Viagem

♥ Guia de Viagem: Ciudad Rodrigo - Espanha (Parte 1)

18:41:00Maria Fernanda Ojea

Já faz um tempinho que alguns leitores estão pedindo guias de viagens aqui no blog. Acontece que eu raramente tenho viajado e quando isso acontece acaba sendo por aqui mesmo... dentro do Estado. Quando eu era mais jovem tive a oportunidade de fazer algumas viagens bem legais, porém foi com o intuito de visitar a família, ou seja, sair para conhecer os lugares ficava em 2° plano, mas até que nas últimas viagens eu  acabei conhecendo alguns lugares diferentes dentre eles a Ciudad Rodrigo (Cidade Rodrigo) que pertence a província de Salamanca na Espanha.

Acabei indo até lá porque a Ciudad Rodrigo faz fronteira com Portugal, então do local onde mora a minha avó até lá dava umas 3 horas de carro... por aí. Lembro de ter acordado muito cedo para podermos aproveitar bem o dia por lá e estava um frio danado (mesmo sendo verão), mas ainda assim foi muito legal... fizemos até um piquenique. Essa viagem aconteceu em 2005, mas ainda lembro bem dos lugares no qual visitei e a internet nessas horas também ajuda muito.


Catedral de Santa Maria

Dedicada à Nossa Senhora Santa Maria foi declarada monumento nacional em 1889, a costrução do templo, deve ter se inciado nos últimos anos do Reino de Fernando II de Leão (1157-1188). A sua construção começou seguindo um projeto tardorromanico que ainda conserva no seu perímetro exterior apesar das modificações posteriores (Capela Mor, Capela da Virgem del Pilar e sacristia). 
A planta do edifício é em cruz latina, com três absides escalonados. Há três portas de acesso ao interior do templo mais o claustro situado ao Norte.







Parador Ciudad Rodrigo (Hotel Cidade Rodrigo)

Castelo do século XIV situado num declive rochoso sobre o vale do Rio Águeda. O castelo tem um forte que serve como um observatório imbatível para observar as paisagens de Campo Charro. Este é o local ideal para descobrir a beleza da maravilhosa natureza em redor e apreciar a rica cidade monumental de Ciudad Rodrigo.
Um bonito jardim, os meticulosos detalhes da época, as mobílias castelhanas, o esplêndido pátio e os quartos iluminados, alguns dos quais com vistas excepcionais, são os destaques deste hotel.
Os arcos de pedra da sala de jantar são impressionantes, assim como a típica cozinha de Charro e o seu excelente farinato (salsicha local), os suculentos assados e os presuntos ibéricos.






Casa da Marquesa de Cartago

Palácio construído na última década do século XIX, em um claro estilo neogótico, contrastando com o sóbrio e austero estilo arquitetônico característico da cidade.
Ainda assim, utiliza elementos próprios de Miróbriga como o alifriz e a sacada de esquina que sobressai de sua fachada.
Sua edificação total terminou recentemente, em 1953, quando parte do último andar desmantelou-se. Hoje a casa funciona como Teatro.






Plaza Mayor (Praça Maior)

Centro neurálgico da cidade, lugar de encontros reúne qualquer ato relevante, cultural ou festivo que possa acontecer.
Sua origem e traçado se perdem nos primórdios da época romana constituindo o cruzamento do "cardus e decumanos; ruas principais que articulam a cidade de forma octogonal.
Sua delimitação sofreu diferentes mudanças no século XVI e perduram até nossos dias. Vários bares e restaurantes estão localizados nessa praça.


Imagens: Minube



A cidade é bem pequena (tem mais ou menos 15.000 habitantes) mas conta com vários pontos turísticos e históricos no qual continuarei a falar sobre eles nas próximas postagens.


Para finalizar a 1° parte do guia... vou deixar as minhas fotos dos locais que eu citei hoje (por favor não reparem o meu look... estava muito frio nesse dia e eu sai vestindo qualquer coisa que aparecia... fora que essas fotos são de 2005... merecem um desconto rs).




You Might Also Like

1 Comentários

  1. Os lugares sao lindos
    Http://cheyenne-opscresci.blogspot.com

    ResponderExcluir

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato