Diário da dieta

♥ Diário da dieta: Leia os rótulos

12:54:00Maria Fernanda Ojea

Imagem: Reprodução


Para quem quer emagrecer é essencial dar uma olhada nas tabelas nutricionais dos alimentos e fazer a comparação. Acreditem isso tem me ajudado muito... por isso sempre estou indo ao supermercado para conferí-las. A gente tem aquela ideia de que os produtos diets, lights, zero ou integrais possuem menos calorias mas nem sempre isso funciona, ou seja, não é uma regra. Para vocês terem uma ideia eu acabei comprando uma margarina que é 0% colesterol do que uma light porque a primeira tinha menos calorias. Agora eu pergunto: e se eu não tivesse lido as tabelas? Eu estaria consumindo a light e achando que teria feito um bom negócio sendo que na verdade estaria consumindo calorias a mais sem necessidade. O mesmo aconteceu com a gelatina em pó... a diet tinha menos calorias do que a light (dos produtos que eu pesquisei).

Para a gente compreender... uma breve explicação:

Produtos Diets:
São específicos para pessoas com algumas patologias (pessoas que não podem consumir glúten, acúcares etc).

Produtos Lights:
São específicos para pessoas que querem emagrecer (possuem menos calorias do que os produtos comuns, mas ainda assim as possuem).

Produtos Zero:
São uma mistura dos 2 (diet e light), com redução nas quantidades de alguma substância ou isenção da mesma. E ainda tem o sabor muito próximo do produto comum. Alguns especialistas dizem que futuramente os produtos zero irão substituir os diets (é só uma questão de tempo... inclusive já dá para notar o desaparecimento de alguns produtos diets das prateleiras dos supermercados).


Eu sei que é chato a gente ficar lendo as tabelas na hora das compras (fora o tempo que leva), mas para quem quer emagrecer isso é muito importante já que qualquer caloria a menos que a gente consumir, melhor. E não se iludam, nem sempre o produto light é a melhor escolha para o seu caso. O mesmo se aplica aos produtos integrais (possuem mais fibras, porém alguns tem mais calorias, mas se a quantidade de calorias for a mesma entre um produto light ou integral, dê preferência ao integral já que o consumo de fibras também é importante para a gente emagrecer).

Outra dica que eu deixo para finalizar é que existe diferença na quantidade de calorias entre o produto de uma marca e outra (estou falando de um mesmo produto seja ele diet, light, zero ou integral). O mesmo aconteceu com a escolha da gelatina que eu citei acima: a diet da marca Royal tinha mais calorias do que a diet da marca Dr. Oetker (claro que a diferença é pouca, mas na soma de calorias do dia elas influenciam).


You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato