Artesanato DIY

♥ DIY: Banquinho de cara nova

18:00:00Maria Fernanda Ojea

Ando um pouco afastada do blog essa semana... porque resolvi criar algumas coisas para a minha casinha (ano novo... decor nova rs). Como a grana está curta... resolvi mudar os itens que eu já tinha em casa. Uma das criações foi esse banquinho de madeira:


O banquinho era sem graça... de madeira envernizada e estava manchado (ficava largado na área de serviço e por muitas vezes foi usado como escada rs). Masss essa semana resolvi dar uma atenção especial para ele e usá-lo na decor da cozinha.

Primeiro eu lixei ele todinho com uma lixa n° 120 para madeira... para tirar todo o verniz (senão a tinta não pega direito e descasca com o tempo). Essa é a parte mais chata e mais sujinha... costumo lixar dentro do meu box (haha box gigante pra quê te quero) porque depois é fácil pra lavar. Na sequência tem que passar um pano úmido para tirar todo o pó do verniz e deixar a madeira secar bem. Pra quem tem paciência é legal passar um primer antes no banquinho todo ou uma tinta branca... mas se você for afoita que nem eu... pode passar a tinta direto (mas se a cor for muito clara... fique ciente que terá que passar mais uma demão... no caso eu passei 3). A tinta que eu usei foi a acrílica, mas é aquilo... a durabilidade não é essas maravilhas (se for para pegar chuva... ou para trancos e barrancos eu não recomendo) então se você quer algo que dure uma vida toda é melhor passar tinta esmalte (essas que usamos para pintar as portas internas ou grades de ferro), mas já digo que o cheiro dessa tinta é péssimo.

Depois de pintar o banquinho todo (usei 2 cores... o rosa para os pés e o azul para o tampo... inclusive preciso passar mais uma demão de tinta rosa... porque a bendita estava acabando), fiz as listras em amarelo (no mesmo esquema das telinhas candy colors... clique aqui para ver) com a ajuda da fita crepe. Depois que a tinta secou... fui fazer os corações em tecido para colar no tampo. Eu também expliquei o processo no DIY das telinhas... mas não custa nada relembrar:

- Pegue um pedaço de tecido (cor e estampa que desejar) e passe cola branca (2 partes de cola e 1 de água) no avesso do tecido todo e deixe secar. Quando estiver seco o tecido vai endurecer e não vai desfiar quando cortar... então é só cortar com o molde que quiser (eu usei um papelão para fazer o coração). Depois com cola branca pura... cole o tecido no tampo e deixe secar bem. Para finalizar passe verniz incolor acrílico (com ou sem brilho) e prontinho! 

Dá para fazer várias coisas com essa técnica...

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato