Receitas Receitas Salgadas

♥ Receita: Polenta cremosa

13:19:00Maria Fernanda Ojea

Essa receita é muito fácil de fazer, rende muitooo e fica super gostoso. Espero que gostem!



Ingredientes:
- 250g de farinha de milho fina (eu usei a Kipolenta da Yoki);
- 1 litro de leite;
- 1 xícara de chá de água;
- 1/2 pote de requeijão;
- 1 potinho de caldo de carne (Alex Atala - Knorr);
- 100g de queijo ralado;

Para temperar (tudo à gosto):
- noz moscada, mostarda, molho de pimenta, molho de tomate (pode ser catchup), molho inglês e sal.


Modo de preparo:
Leve o leite ao fogo e esquente ele (não deixe ferver), e aos poucos vá acrescentando a farinha de milho (enquanto joga a farinha, fique mexendo para ela não empelotar). Depois deixe a mistura cozinhando (a farinha vai ficar encorpada... isso mais ou menos em 10/15 minutos em fogo médio), mas sempre mexendo cuidadosamente. Quando a farinha estiver cozida e o leite ter desaparecido, acrescente a água, requeijão, caldo de carne e tempere à gosto. Deixe cozinhando por mais um tempo (sempre mexendo) até que fique com textura de polenta cremosa (igual a foto). Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e está pronto para servir.


Acompanhamento:
Essa polenta cremosa vai super bem com carnes (como eu fiz... fritei na frigideira apenas com sal grosso, uma peça pequena de filé mignon e depois fatiei), frango e camarão. Na verdade vai bem com tudo hehe.


Dica: 
Se sobrou polenta (com certeza vai sobrar porque ela rende demais), no dia seguinte (ou mais tarde) é só esquentar a polenta com um pouquinho de leite e mexer bem. Vai ficar igualzinha quando você fez.


Considerações finais:
A maioria das receitas de polenta cremosa, levam somente água e não leite... mas aí é que está o segredo. O leite deixa a polenta super cremosa e mais encorpada.

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato