Artesanato Coisas de casa

♥ DIY: Telas listradas em tons candy colors

18:44:00Maria Fernanda Ojea

Um dia desses tive a ideia de pintar algumas telas para a cozinha. Queria alguma coisa em tons candy colors (para alegrar um pouco). Fui até a loja que vende produtos para artesanato (Proplastik) e comprei o que precisava:

- 5 tintas acrílicas em tons candy colors;
- 3 telas 20x20;

o restante eu tinha em casa:
- fita crepe;
- pincel;
- régua;
- lápis;
- paninho para secar o pincel;

E hoje eu resolvi botar o projeto em prática.

O DIY:



- Primeiro eu pintei as telas (cada uma com cores diferentes), passei 2 demãos e deixei secar bem.
- Depois fiz algumas marcações com o lápis (bem sútil... só um pontinho mesmo para saber o local para colar a fita) e a régua.
- Nas marcações eu colei fita crepe (tem que colar direitinho... senão a tinta passa por baixo da fita), e pintei alguns espaços entre elas com outras cores (passei 3 demãos).
- Antes da tinta secar totalmente, arranquei as fitas crepe (tem que puxar de uma vez só... mas com cuidado).


Aí foi só deixar secar totalmente... que as telas ficaram prontinhas:



Para proteger as telas do pó, aconselho passar no final uma demão de verniz acrílico incolor (fosco ou brilhante... vai do seu gosto). Mas para isso as telas devem estar totalmente secas (aconselho passar no dia seguinte) e nesse caso é melhor passar com um rolinho de espuma (a cobertura fica mais uniforme).

Gostaram? Achei que deixou a minha cozinha mais alegre e divertida. Agora quero fazer outros quadrinhos (me empolguei) e dá para fazer vários diferentes (ao invés de listras pode fazer com bolinhas etc). Também pode forrar a tela com tecido (nesse caso é mais fácil).

Um DIY super legal e principalmente barato (cada tela custou R$ 3,35 + as tintas que ainda vão dar para pintar várias telas... porque sobrou bastante).


UPDATE:
Agora a noite eu resolvi dar uma "melhorada" em um dos quadrinhos e tive a ideia de colar 2 corações de tecido de poás. Olhem como ficou (está meio manchado porque o verniz ainda não secou completamente):





Para aplicar os corações foi fácil:

- Peguei um quadradinho de tecido (um pouco maior que o tamanho do coração) e passei cola branca diluída em um pouquinho de água (passei no avesso todo) e deixei secar bem.
- Depois com um molde de papelão eu marquei o coração (pelo avesso também) com um lápis e cortei.
- Passei cola no avesso todo (dessa vez diluída com pouca água... só para o pincel deslizar) e em seguida eu colei o coração na tela.
- Para finalizar... passei 1 demão (com o pincel mesmo) caprichada de verniz acrílico incolor brilhante na tela toda (enquanto ele não secar... é normal a tela ficar meio esbranquiçada... como a minha ficou).

Porque é necessário passar cola no quadrado de tecido?
Isso é um truque para o tecido não desfiar quando for cortar o coração. A cola depois de seca endurece o tecido e assim ele não desfia. Também fica mais fácil de trabalhar porque não amassa.

UPDATE:
O verniz da tela secou... não ficou manchado:



You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato