Receitas

♥ Receita: Cupcake de Chocolate

13:11:00Maria Fernanda Ojea

Ontem fiquei morrendo de vontade de comer cupcake, mas como aqui perto não tem para vender, acabei fazendo em casa mesmo.
A minha ideia inicial era rechear o cupcake com doce de leite de panela de pressão, mas como eu ando com um azar danado ultimamente, a minha panela pifou bem na hora (não estava pegando vapor) e tive que pensar em outra coisa rapidinho. Então eu fiz a massa de chocolate com recheio de ganache e com cobertura de brigadeiro:


Ficaram com vontade? rs. Vou passar as receitas para vocês (parece complicado mas é bem fácil).

Massa/Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite (em temperatura ambiente ou morno)
3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina 
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó (eu fiz com cacau em pó mas pode ser com achocolatado)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes por 5 minutos em velocidade alta na batedeira, ou por 7 minutos à mão. Coloque a massa nas forminhas (eu preencho 2/3 das forminhas com a massa), e leve ao forno pré-aquecido. Asse em 180°. Leva mais ou menos de 20 à 30 minutos para assar, mas isso varia muito. Porém o importante é não abrir o forno antes dos 20 minutos (senão a massa abaixa) e depois é só ir espetando um palito de dente na massa para ver se está assada. Se você espetar o palito e ele sair sequinho (sem massa grudada nele) é porque já está assado, aí já pode retirar do forno.


Recheio/Ingredientes:
250g de chocolate ao leite em barra/gotas (se preferir pode ser meio amargo)
1/2 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria (no fogão). Eu costumo deixar 20 segundos no micro e se for preciso ou vou colocando mais 20 segundos (tem que ser aos poucos senão queima o chocolate) e vou mexendo, até ficar totalmente derretido. Depois eu acrescento o creme de leite e misturo bem com o chocolate (não precisa voltar para o micro ou fogão). 


Cobertura de brigadeiro/Ingredientes:
1 colher de sopa de margarina
1 lata de leite condensado
4 colheres de achocolatado em pó

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela e leve ao fogo baixo. Fique mexendo até começar a desgrudar do fundo da panela. Eu deixei em ponto de brigadeiro, porém mais durinho para poder confeitar depois. Quando estiver pronto, desligue o fogo e reserve (não pode ir para a geladeira senão vai endurecer demais).


Montagem:
Agora vem a parte mais divertida rs. Coloque o recheio dentro de um saco de confeitar com bico de pitanga, e injete o recheio dentro do cupcake. Eu fiz 3 furinhos (com o bico de pitanga) em cada um para ficar bem recheado:

Do lado esquerdo a massa pronta e do lado direito já recheadas

Para confeitar, coloque o brigadeiro dentro do saco de confeitar com bico de pitanga e faça um espiral com o brigadeiro em cima do cupcake. Para finalizar acrescente alguns confeitos:



Cortei um Cupcake ao meio para vocês verem como fica bem recheado


Considerações finais:
Essa receita rende 12 cupcakes e ainda sobra massa e recheio para fazer um bolinho bem pequeno. A assadeira que eu usei já é própria para assar 12 cupcakes de uma vez só (o que facilita muito). Embaixo dela eu coloquei uma assadeira do mesmo tamanho para que o fundo dos cupcakes não queimasse. As forminhas de papel são próprias para irem ao forno. A assadeira e as forminhas em comprei no site Barra Doce porque na época era difícil achar essas coisas por aqui. Nesse site tem de tudo e mais um pouco se tratando de cupcakes... dá para ficar louca com as forminhas.
Ah... também é legal ter 2 sacos de confeitar porque assim você não perde tempo (já que nessa receita ele é utilizado para rechear e confeitar).

Nem preciso dizer que os cupcakes ficaram super gostosos né? hehe. Se alguém tiver alguma dúvida sobre as receitas é só perguntar nos comentários.

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato