Dicas Esmaltes

♥ Como conservar e descartar os esmaltes?

15:02:00Maria Fernanda Ojea


Eu não sei vocês mas eu tenho muitos, mas muitos esmaltes e a maioria eu uso 2 ou no máximo 3 vezes. E mesmo assim eu sempre estou comprando mais e a coleção vai crescendo. Mas o que fazer para que eles permaneçam em ótimo estado dentro do prazo de validade? Bom... não existem regras para isso, no entanto eu tenho cuidado mais dos meus esmaltes e percebi que a durabilidade é maior. Olha o que eu faço:

Como conservar os esmaltes:
- Manter os frascos bem fechados: Isso é óbvio, se ficar mal rosqueado logo o esmalte endurece.
- Limpar o excesso de esmalte da tampa e da boca dos frascos: Isso é importante porque o esmalte que acumula nessas partes faz com que o frasco não fique bem fechado e na sequência ele endurece. Você pode tirar o excesso com um disco de algodão e acetona/removedor.
- Guardar os frascos sempre em pé: Porque quase todos os esmaltes decantam (ficam manchados), porém quando eles ficam deitados ou jogados de qualquer jeito, eles acabam decantando mais e isso separa algumas partículas do esmalte, fazendo com que a durabilidade seja menor.
- Conservar em local arejado: É bom deixar os vidrinhos em um local com ventilação mas longe do calor e do sol. E também nada de guardá-los na geladeira (já vi muita gente fazendo isso). Porque assim como o calor o frio também altera as partículas dos esmaltes.

Fazendo isso com certeza os esmaltes vão durar por muito mais tempo. Mas eu digo "durar" dentro do prazo de validade, porque depois que o esmalte vence o final dele tem que ser o lixo. Senão vocês podem colocar em risco a saúde de vocês, e cá entre nós... economizar algumas moedas para ficar doente depois não é legal, né?

Mas agora fica a outra pergunta... como descartar os esmaltes vencidos? Vocês simplesmente jogam no lixo comum? Se a resposta for sim, está errado e não é nem um pouco ecologicamente correto. Vou ensiná-los como descartar.


Como descartar os esmaltes:
Primeiro você tem que ver o que irá fazer com ele, se quer descartá-lo totalmente ou reaproveitar o frasquinho para fazer misturinhas etc.

Descartar totalmente: O esmalte é poluente e por isso não pode ser descartado no lixo comum, por causa da contaminação do solo (que ocorre nos aterros sanitários). Então a melhor forma é deixar o frasquinho aberto para que o mesmo evapore, e quando ele estiver endurecido é só jogá-lo no lixo de coleta seletiva (vidro). Assim ele terá todo o cuidado na reciclagem (digo na reciclagem do vidro, porque o esmalte em sí não tem como reciclar).

Reaproveitar o frasco: Do mesmo jeito que o esmalte contamina o solo ele também contamina a água, então não dá para jogá-lo na água corrente. Você tem que pegar uma folha de papel (pode ser um rascunho) e ir derramando todo o conteúdo do esmalte. Depois você vai precisar lavar o frasco e a melhor forma é tirar o excesso com um pouco de acetona/removedor. Mas esse restinho de esmalte com a acetona, também deve ser derramado no papel. Após isso é só esperar o esmalte secar no papel e descartá-lo no lixo de coleta seletiva (papel). E o vidrinho devidamente higienizado você pode usar para as misturinhas, bases etc.

Hoje a gente já pode contar com a logística reversa (que obriga o fabricante a receber o seu produto inutilizado de volta, como já acontece com os pneus, pilhas etc) mas para os esmaltes ainda não tem nenhum acordo. O que é péssimo para a natureza já que a maioria das pessoas descartam de qualquer jeito. Espero que os fabricantes de esmaltes deem um bom exemplo e corram atrás disso, seria ótimo se pudéssemos entregá-los nos pontos de arrecadação (poderia ser nas perfumarias, drogarias etc) e assim ele ser destinado corretamente.

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato