Sigma

♥ Esclarecimentos: Afiliação Sigma

08:42:00Maria Fernanda Ojea

Olás!

Hoje eu quero esclarecer algumas coisas sobre a minha afiliação com a Sigma. Bom, um tempinho atrás (não me recordo direito da data mais acho que foi mês passado) recebi um e-mail da Sigma falando sobre as novas regras para os afiliados, e eu tinha 72hs para responder o e-mail para dizer que estava de acordo. Infelizmente eu não leio e não falo muito bem em inglês (o expert aqui em casa é o meu marido) e como ele não estava e eu queria resolver logo (senão eu ia acabar esquecendo), joguei o texto no tradutor online (e lá realmente não falava nada demais) e na hora respondi com um ok (se eu não respondesse no prazo, minha conta de afiliada seria cancelada). Pois bem. Ficou por isso mesmo e eu continuei com os 2 banners da marca aqui no blog, um no topo (no qual já retirei ontem mesmo) e outro na barra lateral direita no campo de afiliações. Mas porque eu exclui o maior? Porquê simplesmente o programa de afiliados da Sigma mudou completamente (e eu fiquei sabendo disso apenas ontem, quando meu marido foi olhar o blog deles para mim). Antes lá no começo de tudo (quando quase ninguém conhecia a marca) para começar a ganhar brindes precisava apenas de 1 seguidor no blog (e recebia os brindes de acordo com a quantidade de seguidores) e junto ganhava outro igual para sortear. Depois eles mudaram tudo e para ganhar o buffer 45 tinha que ter no mínimo 1000 seguidores e o brinde para sorteio foi cortado (alegaram que muitos blogs estavam agindo de má fé e ficavam com o brinde para sorteio também). Até aí eu compreendi, pois de gente folgada o mundo está cheio e também entendo a posição da empresa em aumentar o número de seguidores (afinal milhares de blogs estavam se afiliando, e esses brindes geram custos para a empresa). Porém depois dessa última atualização das regras para afiliados a história é outra:

 Cortaram os brindes (recompensas) para os blogs. Agora não importa mais o número de seguidores que você tenha, o que importa é o valor das suas vendas (geradas quando o leitor faz uma compra clicando no banner do seu blog). Dependendo do valor mensal das vendas sua conta fica classificada em: bronze, prata, ouro, platina ou diamante. E cada um desses oferece um valor em compras na loja da Sigma (ou seja, não tem mais brindes pela quantidade de seguidores, mas dependendo das suas vendas você ganha um vale compras em tal valor). Acontece que para você ganhar um vale compras na loja da Sigma no valor de 10 dólares (classificação prata) a sua comissão (eu disse comissão e não o valor da compra que a pessoa fez) tem que ser de 25 à 99 dólares. Resumindo a missa, agora está mega difícil ganhar alguma coisa a não ser que você venda horrores (o que não é o meu caso, porque até hoje só recebi 10 dólares de comissão que nunca vi a cor deles).
Então não é a toa que nos blogs mais badalados e com duzentos mil seguidores role sorteios com produtos da Sigma toda hora ou a blogueira tenha todos os pincéis da marca. Isso ocorre porque essa blogueira gera muitas vendas através do banner (quando eu falo muitas eu quero dizer centenasssssss), mas aí fica fácil né? Fácil porque? Porque além dos duzentos mil seguidores, a blogueira faz um milhão de posts sobre a Sigma, são novidades, wishlist, sugestões de presentes para o dia das mães, namorados, papagaio e o raio que o parta. Fora os vídeos tutoriais que a blogueira fica elogiando um pincel o vídeo todo, querendo convencer que é o melhor do mundo. E vocês acham que as leitoras assíduas e fãs não vão comprar? Mas é para ontem. E isso tudo resulta em ótimas vendas.

Acontece (agora cheguei onde queria) que eu não vou fazer isso aqui no blog só para ganhar brindes. Eu gosto da Sigma, claro. Já COMPREI (não ganhei) um kit de pincéis que não foi o mais barato do mundo mas atendeu as minhas expectativas, porque eles realmente são bons. No embalo minha cunhada também comprou e a Flavinha (minha comissão foi dessas vendas) e ambas estão super satisfeitas com os seus kits. Então não vou ser muito da sacana e agora chegar metendo o pau na qualidade, porque não é bem por aí. A única coisa que eu ganhei da Sigma foi o buffer 45 (que eu recebi há pouco tempo) por ter 1000 seguidores no blog e só. Agora estou chegando quase nos 2000 seguidores mas não vou ganhar nada. Enfim, só sei que a partir de hoje farei posts somente com as novidades da Sigma (como eu já faço com trocentas marcas sem ganhar 1 real com isso, é apenas um post informativo para as leitoras) e disponibilizar o banner na barra lateral para que, caso alguma leitora faça alguma compra por aqui, ganhar o seu brinde (nas compras acima de 30 dólares ganha um pincel de esfumar). Mas é só isso, porque comissão não vou ganhar mesmo. Uma pelo fato que o blog não gera vendas e outra porque eu não vou ficar me matando, enfiando Sigma goela abaixo em vocês só para lucrar nessa história toda.
Antes o programa de afiliados me agradava (mas nem por isso eu fazia uma lavagem cerebral no blog para vocês comprarem na Sigma) porque eles enviavam os brindes pelo número de seguidores, e isso era legal porque podíamos testar os produtos e fazer resenhas sobre eles, ou até mesmo oferecer em algum sorteio. Mas o atual programa não me agrada não. Isso me faz pensar que no começo quando ninguém conhecia a Sigma eles apelaram e sairam conquistando as blogueiras com os brindes, mas agora que estão famosos e vendendo que nem água, não estão nem aí para os blogs menores. Mas esquecem que foram os blogs menores que ajudaram a divulgar a Sigma. Enfim...

Outra coisa que também mudou e que a maioria das blogueiras que geram vendas desenfreadas não avisam, é que agora a Sigma não envia mais os produtos como sendo pessoa física e sim jurídica. Ou seja, a sua encomenda tem grande probabilidade de ser taxada e você ter que pagar metade do valor declarado.

Não sei o que vocês acham dessa big história toda, mas eu queria expor a minha opinião e esclarecer o motivo pelo qual retirei o banner maior do blog. E só não saio do programa de afiliados, pelo fato de 1 ou outra leitora ler o post sobre alguma novidade da Sigma e já clicar no banner (não vou ficar indicando o blog da fulana ou da ciclana top não), e assim ganhar o seu brinde (porque se não clicar pelo banner de afiliados não ganha nada). Mas se eles começarem a me forçar a ficar fazendo posts, isso ou aquilo (como pediram para colocar aquele banner grandão no topo) eu vou ter que sair, não vai dar para ficar forçando ninguém a fazer o que não quer.


UPDATE:
Gente... pensei bem aqui e cheguei a conclusão (em relação a tudo isso) que não dá para divulgar uma empresa que a principio fez uma coisa e agora está fazendo outra (e assim prejudicando os blogs menores que não tem condições de atingir a meta). E por esse motivo até o banner da barra lateral eu estou retirando (assim como as outras afiliações, pois não quero passar futuramente por isso denovo com outras empresas, me senti usada e depois descartada). Quero deixar claro que eu gosto dos produtos da Sigma (por isso não vou deletar os posts já feitos e a resenha do kit de pincéis), mas não vou ficar fazendo propaganda ou colocando banner, vou deixar isso para os blogs que geram boas vendas. Peço desculpas as minhas leitoras que de agora em diante terão que clicar em outros blogs para ganhar o brinde, mas por outro lado não posso ficar fazendo propaganda de "graça" para uma empresa que menospreza os blogs menores. De hoje em diante o blog Comprei por aí não faz mais parte do programa de afiliados da Sigma.

You Might Also Like

0 Comentários

TRANSLATE/TRADUTOR

LEITORES ONLINE

Formulário de contato